Blog :: Xalingo

Saiba mais sobre o sarampo e como se prevenir

Na semana do dia 26 de agosto de 2019, foi registrado o primeiro caso de óbito por sarampo, em mais de 20 anos, na Grande São Paulo. O problema tem se intensificado e é importantíssimo entender melhor a doença e como podemos nos prevenir dela.

 

De acordo com o balanço da Secretaria da Saúde divulgado na semana passada, o estado de SP tem 2.457 casos da doença, sendo 66% na capital paulista, o que equivale a 1.637 pessoas contaminadas pela doença.

 

Mas o que faz essa doença ser tão preocupante? Precisamos primeiro entender o que é o sarampo.

 

O que é o sarampo?

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

 

Os sintomas do sarampo

 

Entre os primeiros sintomas da doença, estão: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso.

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

Como prevenir o sarampo?

 

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

 

Para mais informações sobre o sarampo e como previní-lo, acesse o site do Ministério da Saúde:

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

 

Fontes:
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/28/homem-morre-com-sarampo-em-sp-cidade-registra-1o-morte-provocada-pela-doenca.ghtml

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *