Conexão Xalingo – Blog

Os jogos vêm pra somar

post02

Em recente participação no evento Transformar, Gonzalo Frasca, professor da disciplina de videogames na Universidade ORT, em Montevidéu, falou sobre a importância dos jogos na educação.

Segundo ele, jogar é uma das maneiras mais naturais para se aprender, pois é uma estratégia cognitiva na qual conhecemos e exploramos o mundo. Para ele, não possível aprender sem emoção, e os jogos trazem estas diversas cargas emocionais. Para ele, é errado pensarmos no videogame como entretenimento.

E para os professores se adaptarem aos jogos, Gonzalo entende que não é uma fácil tarefa. O padrão de formação dos educadores é aquele onde é necessário ter controle sobre uma turma com 25-30 alunos e para isso é exigida ordem e organização. Em contrapartida, o jogo é visto como o caos.

Para o uruguaio, é necessário que os professores aceitem que o jogo é uma forma de aprender e compreender o mundo. Ele cita a questão de empresas mais criativas, que não segue o padrão de bater ponto de 9 às 5 todos os dias.

Seu conceito de mundo ideal não é uma escola onde as crianças estão jogando videogame toda hora, mas sim algo como o jardim de infância, onde se cultiva o espírito do jogo.

Fontes:
http://porvir.org/jogar-e-uma-das-maneiras-inatas-para-aprender/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *