Conexão Xalingo – Blog

Sustentabilidade Escolar

post03

A sustentabilidade é tema constante em sala de aula. E nada melhor do que a própria escola ser exemplo sustentável. É o caso do Colégio Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro.

Ele foi inaugurado em 2011 e é o primeiro colégio da América Latina a ter reconhecimento sustentável através do Green Building Council. O seu telhado é verde e ele é construído no formato de cata-vento, o que facilita a circulação do ar e consequente diminuição da absorção de calor no ambiente. A água da chuva é reaproveitada, além das lâmpadas serem de LED.

O resultado foi a redução de até 40% no consumo de energia da escola, poupando em torno de R$ 5 mil em despesas de água e luz, por mês. Tudo isso trouxe consciência ambiental aos estudantes também. As disciplinas básicas, por exemplo, dividem espaço com atividades como reciclagem, cuidados com horta e manutenção do telhado verde.

Além destas atividades sustentáveis, que já são da rotina dos alunos, durante o ano também acontecem outros projetos sustentáveis. No final de 2016, por exemplo, foram recolhidos pneus usados para então produzir e colocar poltronas pela escola.

Fonte: http://porvir.org/escola-publica-rio-tem-telhado-verde-praticas-sustentaveis/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *