Conexão Xalingo – Blog

A leitura aproxima

post02

Mais do que uma ferramenta de aprendizado, a leitura pode ser uma forte aliada na aproximação de filhos e pais. O projeto “Leitura em Família” é uma prova disso.

Ao se sensibilizar com um aluno, que achava que seus pais não gostavam dele, e devido a isso não o ajudavam com suas tarefas de casa, a professora dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Fortaleza/CE, Tereza Mara Uchôa, desenvolveu o projeto “Leitura em Família” como estratégia na aproximação de familiares.

A ideia do projeto é montar kits de leitura para que as crianças levem para casa. Para isso, a professora comprou cinco sacolas e, dentro delas, colocou alguns livros. Entre as obras estão contos, quadrinhos, adivinhações e até uma obra sobre a cidade de Fortaleza. Além disso, é inserido um caderno para registros, onde as famílias devem dar depoimentos a respeito do momento de leitura com os filhos.

O kit tem como objetivo fornecer um momento único para os pais e os filhos e, conforme Tereza, a ideia é que os responsáveis marquem um horário e local para a leitura junto às crianças. No caderno, as anotações, sobre este momento, devem ser feitas.
Nas primeiras experiências com o projeto, a leitura aconteceu em diversos lugares, como na calçada, na cama ou na rede.

Inúmeras histórias surgiram nas anotações. Muitas delas, emocionantes. Por exemplo, a de uma mãe que não era alfabetizada, mas sua filha leu a história e depois registrou tudo no caderno de anotações. Ou então, pais que não tinham a noção do quanto era gratificante ter esse momento com seus filhos.

Para Tereza, o projeto tem tido um belo resultado, pois toca o coração da família para que, momentos como esses, sejam mais valorizados.

Fontes:
http://porvir.org/leitura-em-familia-reforca-lacos-afetivos-traz-resultados-para-sala-de-aula/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *