Conexão Xalingo – Blog

Vista a camiseta da poesia

post02

Abordar a poesia de um jeito diferente. Esse foi o objetivo das professora Mara Mansani e Marlene Andrade com o projeto “Poemisetas – Escrevendo e Vestindo Nossos Versos”.

Elas buscaram poemas de famosos escritores do país, como Cecília Meirelles, Vinicius de Moraes e Cora Coralina. Após, solicitaram aos alunos a leitura de materiais escritos por estes poetas e, a partir disso, a tarefa das crianças foi escrever seus próprios poemas. O produto final disto, foi um livro com as produções dos estudantes, além de uma camiseta que continha trechos dos poemas escritos por eles.

Para iniciar o processo, os alunos estudaram a biografia de vários poetas e também declamaram alguns poemas. Além disso, foram realizadas rodas de leitura, para que as turmas participantes conhecessem melhor cada um desses escritores, e também suas obras.

Após, foram iniciadas as oficinas de escrita coletiva. Nelas, os alunos escreviam em duplas e até mesmo com a classe toda. Na etapa posterior, se iniciou a escrita individual, onde foram propostos alguns temas e as crianças puderam escrever de forma livre, cada um com seu estilo.

Ainda teve a etapa da criação do livro e, então, o desenvolvimento das camisetas. Cada aluno recebeu uma camiseta personalizada, com versos diferentes nas costas. Assim, da forma que as crianças se posicionaram lado a lado, o poema era recriado.

O final foi um belo sarau poético, com o local decorado de poemas, varal com as camisetas e outros adereços que deram o tom final ao momento.

 

Créditos da foto: Mara Mansani

 

Fontes: Nova Escola

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *