Conexão Xalingo – Blog

Emocionar é um ato educativo

post03

Neurocientistas em todo o mundo têm sido unânimes ao falar sobre a educação: aulas expositivas estão com os dias contados. Assistir televisão ou uma aula tradicional, segundo eles, não possuem diferença: ambas atividades vão registrar uma atividade neural muito baixa.

Conforme Alexandre Rezende, que é doutor em morfofisiologia do sistema nervoso pela Unicamp, a neurociência é forte aliada nas mudanças estratégicas da educação. Ele deu um exemplo disso: um educador que sabe que a melatonina (hormônio do sono) tem seus níveis aumentados em ambiente escuro, não vai apresentar slides em uma sala com luzes desligadas.

Também segundo Alexandre, a neurociência tem descoberto que a emoção está ligada a uma maior capacidade de o cérebro gravar informações. Por isso a importância de metodologias de ensino que visem emocionar.

Fonte: http://porvir.org/neurociencia-coloca-em-xeque-aula-tradicional/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *