Conexão Xalingo – Blog

O ensino socioemocional

post03

Um centro especializado no ensino socioemocional. Esse é o AfterSchool, onde no período do contraturno são oferecidas atividades como inglês, artes, dança, parkour, inteligência corporal e diversas outras.

O conceito do espaço não é somente ser um curso extracurricular, mas que as crianças aprendam a demonstrar empatia, resolução de problemas e diversas outras competências necessárias para a vida moderna. Segundo Leticia Lyle, que é sócia e diretora pedagógica do AfterSchool, a falta destas habilidades reflete nas dificuldades de aprendizagem.

Para desenvolver essas competências, o local se inspira na escola norte-americana Quest to Learn, que tem a ideia de envolver as crianças em desafios que conectam todas as experiências de aprendizado. Entre as questões abordadas, estão a participação de crianças em ações voluntárias ou desvendar um mistério. Por exemplo: em uma das atividades, a turma “viajou” a um planeta desconhecido. Fizeram pedras comestíveis encontradas lá e, na oficina de parkour, foi realizado circuito simulando este novo planeta.

Por lá, os cursos acontecem no período da manhã ou da tarde, voltados para crianças de 9 meses até 12 anos.

Créditos da foto: Marina Lopes / Porvir

Fonte: http://porvir.org/escola-contraturno-foca-desenvolvimento-socioemocional/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *