Conexão Xalingo – Blog

Transforme o reforço escolar em um momento descontraído

post01

O reforço escolar é, muitas vezes, encarado como um suplício pelo aluno. Ou então, como um momento extremamente difícil, que causa tensão e ansiedade. Para modificar esta visão, trazemos algumas dicas de estratégias que podem ser adotadas por instituições e professores, e que trazem maior efetividade e resultado aos estudantes. Confira:

1) Transforme o reforço em uma jornada gamificada

A recuperação pode tornar-se um momento divertido e desafiantes através de jogos, vídeos, simuladores e outros recursos digitais. Na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, o reforço escolar das disciplinas de português e matemática ocorre através de uma jornada virtual gamificada, chamada Aventuras Currículo+.
Com o auxílio de Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP), as aulas e atividades foram transformadas em missões, transformando as recuperações em momentos divertidos.
2) Pense em atividades para os alunos colocarem a mão na massa

Robôs também podem auxiliar no processo tanto de aprendizagem, quanto de recuperação. É o que vem acontecendo em escolas municipais de Santa Luzia do Itanhy/SE, onde robôs desenvolvidos pelo IPTI (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação) ajudam os alunos a aprenderem brincando e utilizando o raciocínio lógico durantes as atividades.
3) Invista em estratégias personalizadas que respeitam o ritmo de cada aluno

Compreender que os alunos possuem interesses, talentos e ritmos de aprendizagem diferentes é fundamental na elaboração de atividades de reforço escolar. Elabore atividade que respeitem os percursos, dificuldades e modos de aprender, como ocorre na sala de aula da professora Alison Elizondo, do 4º ano da escola pública Burnett Elementary, na Califórnia, Estados Unidos. Lá, ela divide os alunos em diferentes estações de trabalho.
Outra forma forma de trabalhar é com plataformas que sugerem atividades diferentes para cada aluno, de acordo com as suas necessidades. É o que ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Halim Abissamra, em Ferraz de Vasconcelos/SP, que utiliza a plataforma Khan Academy. Ela permite que os alunos assistam a videoaulas, realizem exercícios e completem desafios dentro do seu próprio ritmo.

Fontes:
http://porvir.org/5-dicas-para-inovar-reforco-escolar/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *