Conexão Xalingo – Blog

A prática como principal força da educação

post03

Em recente pesquisa realizada pelo Portal Porvir, que ouviu mais de 130 mil jovens de 13 a 21 anos de todo o país, esta nova geração deseja uma escola com mais participação e atividades práticas.

Ao serem questionados sobre a metodologia que mais contribui para sua aprendizagem, 36% destes alunos afirmaram que gostariam de uma ou mais atividades práticas ou resolução de problemas. Isso é reflexo da busca por métodos mais participativos, que tornem os alunos ativos na construção do conhecimento. Entre os motivos da nova geração querer aprender com a prática, estão:

1) O aprendizado se torna mais significativo e conectado com o mundo real
O aprendizado passa a fazer mais sentido quando os alunos aprendem com projetos que envolvem atividades práticas ou resolução de problemas. Assim, eles conseguem encontrar uma resposta adequada à clássica pergunta: o que vou fazer com isso ou para que estou aprendendo isso?

2) As experiências lúdicas e as descobertas despertam o interesse pelos conteúdos
Através de atividades práticas, os estudantes conseguem ver a aplicação de conceitos, que antes pareciam muito distantes ou abstratos. O desafio de desenvolver um projeto também os motiva a aprender conteúdos do currículo básico.

3) As atividades práticas ajudam a desenvolver habilidades para a vida
Ao colocar a “mão na massa”, o estudante aprende a trabalhar em equipe e desenvolver habilidades importantes para enfrentar desafios da vida pessoal, profissional e acadêmica. Entre elas, a criatividade, empatia, autonomia, autoria e potencial inventivo.

4) O erro se transforma em uma oportunidade para aprender mais
Com atividades práticas, o estudante percebe que o erro faz parte do processo de aprendizagem, sem a necessidade de punição. A partir das falhas, é possível fazer novas descobertas e superar as dificuldades no meio do caminho.

5) Os desafios integram conhecimentos de diferentes disciplinas
Quando o aluno aprende fazendo, ele percebe que, para desenvolver um projeto, é necessário aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas. Essa abordagem transdisciplinar transforma a aprendizagem em um processo estimulante.

Fontes: http://porvir.org/7-razoes-para-nova-geracao-querer-aprender-atividades-praticas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *