Conexão Xalingo – Blog

Uma escola de experiências

post03

O centro de educação infantil Ateliê Carambola, localizado em São Paulo/SP, tem como propostar ser para as crianças mais do que um lugar, mas sim um conceito, um espaço de experiências e construções de percursos criativos.

Lá, todo dia é um dia de experiências sensoriais. Estas vivências não demandam muitos recursos físicos ou financeiros, e ainda rendem ganhos significativos na apreensão de mundo das crianças. Um das coisas mais valorizadas pela escola, por exemplo, é o cuidado com o quintal e o espaço que ele ocupa não só no dia a dia das aulas, mas também no imaginário das crianças, como símbolo da vida ao livre e do “desemparedamento” que limita o espaço de ser dos alunos.

A ideia é que, automaticamente, a criança compreenda quais são os valores em voga naquele espaço privilegiado, e, a partir daí, ganhe novos instrumentos para ressignificar a cidade, o bairro e a sociedade em geral.

As experiências sensoriais são chamadas de “sessão”, que são as oportunidades e contextos de aprendizagem organizados pelos professores, em pequenos grupos de crianças, com objetivo de aprofundar a pesquisar sobre algum tema/projeto que esteja mobilizando estes alunos.

O professor tem, então, esse papel de apoiar os processos de aprendizagem das crianças, a partir de uma escuta atenta dos interesses dos pequenos.

Fontes:
https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/na-escola-atelie-carambola-todo-dia-tem-experiencia-sensorial/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *