Conexão Xalingo – Blog

Toda história é importante ao mundo

post01

Compreender a própria história é também compreender uma parte da história do mundo. E a professora Adriana Negreiros Campos acredita exatamente nisto: é necessário chamar atenção dos estudantes sobre importância e capacidade de cada pessoa na construção da história.

Para que houvesse esta compreensão através dos alunos, a professora desenvolveu o projeto “Museu temporário de lembranças”. A proposta foi construir um museu que abarcasse as memórias dos alunos, professores e equipe técnica, por meio de objetos significativos trazidos por cada um deles. O início se deu através da própria Adriana, que começou a levar objetos seus, como um baú, uma máscara antiga, réplicas de objetos arqueológicos, objetos indígenas e até um disquete. Através deles foi realizado um trabalho de interpretação dos mesmos.

Para realizar o projeto, os alunos foram divididos em grupos e a professora passou um roteiro de perguntas para eles. Primeiramente são questionamentos a respeito do aspecto físico: como é o objeto, qual é a sua estrutura e se ele está inteiro. Depois, as perguntas eram sobre a tecnologia: qual o material do objeto, como foi produzido, se foi produzido por uma pessoa só ou várias, se foi produzido em uma fábrica ou feito à mão, quem usou aquele objetos, etc.
Os alunos, então, fizeram pesquisa com suas famílias para ter conhecimento sobre o que haviam trazido. Assim que as informações foram trazidas, houve parceria com professora de língua portuguesa que ajudou na redação das legendas de cada material e na elaboração do catálogo do museu.

O produto final foi a montagem de um museu temporário com todos os materiais levados à escola. A ideia da professora foi mostrar aos alunos que o livro serve como orientador, mas que é possível ir além, transformando a escola em um local de produção de conhecimento, não de mera reprodução. Segundo ela, os estudantes foram muito receptivos ao projeto como um todo.

Fontes:
http://porvir.org/professora-cria-museu-temporario-para-celebrar-historias-pessoais-dos-alunos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *