Conexão Xalingo – Blog

10 maneiras simples para você inovar na sala de aula

criatividade-blog

A inovação é uma das nossas bandeiras aqui no Conexão Xalingo. Acreditamos que a educação, aliada à tecnologia e a inovação, pode gerar bons frutos com crianças e adolescentes. Afinal, nada é mais importante que a educação e com as mudanças do nosso mundo é preciso acompanhar as tendências, e mais do que isso, falar a língua da criança e do jovem dentro da sala de aula.

Sabemos também que o papel do educador nunca foi tão essencial como nos dias de hoje, quando a informação está à disposição de quem quiser, mas é preciso de um mediador para que o conhecimento seja melhor aproveitado. O professor precisa estar consciente de seu papel e de como inovar na sala de aula pode tornar o seu trabalho ainda mais prazeroso e deixar as aulas mais divertidas e interessantes para os seus alunos.

Confira algumas ideias para você começar o novo ano letivo inovando desde o primeiro dia. As ideias envolvem jogos, dispositivos móveis, redes sociais e outras estratégias que podem ser aplicadas em diferentes disciplinas e etapas de ensino. Confira a lista:

– Adote novas metodologias: Experimentar novas metodologias pode ser um bom caminho para quem pretende inovar. Deixe um pouco os livros e o caderno, a educação clássica do professor à frente da turma falando sem parar. Busque conhecimento onde os estudantes mais estão: nos computadores, nas redes sociais. É nesse ambiente confortável para eles que será ainda mais prazeroso ensinar.

– Explore novos espaços: O aprendizado não precisa ficar restrito ao ambiente da sala de aula. Explore o bairro onde a escola está localizada, faça saídas de campo, viagens de estudos. Mesmo uma aula ao ar livre já irá motivar seus alunos.

– Trabalhe com as redes sociais: A gente já falou aqui a importância de colocar as redes sociais dentro da sala de aula. O professor precisa aprender a usar esse ambiente virtual a seu favor. Use e abuse do Facebook, Instagram, YouTube, Whatsapp. Traga o dia a dia dos seus alunos para dentro da sala de aula.

– Use exemplos do dia a dia: É muito importante que os alunos consigam aplicar aquilo que aprendem em sala de aula. Por isso, usar exemplos do dia a dia pode ressignificar a aprendizagem.

– Aposte nos dispositivos móveis: Com dispositivos móveis é possível desenvolver projetos criativos e divertidos. É possível fazer projetos usando a câmera do celular, leitores de QR Code, aplicativos e muito mais.

– Transforme os alunos em autores: Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos também trazem bons resultados. Que tal criar um jornal virtual onde os alunos contam as notícias da escola ou do bairro? Além é claro de criar um livro colaborativo com a ajuda de toda a turma.

– Invista no teatro e em filmes: O teatro e o cinema podem ser boas armas na hora de criar aulas criativas e inovadoras para os seus alunos. A gente já falou aqui no blog também maneiras de usar a Sétima Arte na sala de aula com sucesso. Leia mais aqui.

– Trabalhe questões sociais e de diversidade de forma criativa: Esse é um tema que é muito atual e faz parte da vida de todos nós. Mas como lidar com esses temas com crianças e adolescentes. Pela sua seriedade, esses assuntos precisam ser abordados com leveza e ludicidade por parte do educador. Uma boa dica é sempre fazer um paralelo entre a realidade e ficção.

– Promova a empatia: O melhor exercício para respeitar o próximo é sempre se colocar no lugar do outro. Esse exercício faz bem para os alunos e ajuda para que eles entendam melhor as diferenças entre as pessoas. Apresente as diferentes realidades da sala de aula, do bairro ou da cidade onde a escola está localizada.

 – Use jogos como aliados: Por fazerem parte do universo de crianças e jovens, os games podem ser utilizados facilmente como ferramenta de promoção da aprendizagem. A gente também já falou por aqui como os games podem ser seus aliados na sala de aula.

1 comentárioDeixe um comentário

  • Buscando eu alguma orientação aqui sobre algo que pode-se me auxiliar no meu primeiro dia de aula. Eu fui muito bem orientado aqui, as vezes devemos pensar também com o passado , certas instituições não possui formas ou verbas para obter o investimento necessário, nada com privilegiativos , mas uma base para poder oferecer aos aluno ( jovens e adolescentes) disciplinas ministradas baseadas na erra da informação e com isto rede sociais . É COMO DIZEM: PROFESSOR DEVE SABER TRANSFORMAR UMA CAIXA EM UM CASTELO.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *