Dicas

Voltar

Vamos fazer um relógio de sol com garrafa pet?

Vamos fazer um relógio de sol com garrafa pet?
Já imaginou como os egípcios mediam o tempo lá na Antiguidade? Por incrível que pareça, eles já tinham um tipo de relógio que dispensava o uso de bateria, o relógio de sol!

Vamos fazer o nosso?

Atenção para o que vamos precisar:
– 1 garrafa PET transparente
– barbante escuro
– um pedaço de isopor

Mãos à obra?

1 - Faça um furo bem no meio da tampinha e no centro da garrafa. Depois, pegue um pedaço de barbante e passe pelos dois furos, deixando o fio bem esticadinho e preso com fita nas extremidades.

2 - Corte um papel com metade da circunferência da garrafa e faça doze linhas, dividindo esse papel em 12 partes iguais. Marque as horas nesse papel, começando com 6 e terminando com 17, porque esse é o período que temos sol e conseguiremos medir as horas.


3 - Agora você precisa descobrir a latitude da sua cidade para conseguir colocar o relógio de sol em paralelo ao eixo de rotação da Terra.

4 - Use essa informação e um transferidor para construir um apoio de isopor para a sua garrafa. O último passo é posicionar o relógio de acordo com os pontos cardeais.

5 - Encontre um lugar bem retinho na sua casa e pegue um bastão que fique a 90º do piso. Meça o tamanho da sombra desse bastão um pouco antes do meio dia e marque um ponto no chão com uma canetinha. Volte a fazer outro pontinho quando a sombra estiver do mesmo tamanho, só que faça a segunda medida depois do meio dia. Trace uma linha ligando os dois pontinhos e você terá o eixo Leste-Oeste da Terra no seu piso.

6 - Para finalizar, você precisa encontrar o Norte e o Sul e posicionar a sua rampinha com a garrafa lá. Basta traçar uma linha a 90º do seu eixo-Leste-Oeste com a ajuda do compasso de canetinha ou um esquadro. Deixe a parte mais alta da rampa no Sul e a mais baixa no Norte. Espere uma hora cheia e prenda a garrafa com a sombra exatamente na marcação das 15h.

Olhe o seu relógio de sol uma hora depois e você irá vê-lo funcionando de verdade \o/

Veja o vídeo que o pessoal do Manual do Mundo fez e tire todas as suas dúvidas: