Dicas

Voltar

Jogos com baralho!

Jogos com baralho!
O baralho pode ser uma ótima opção para jogos divertidos com seus amigos e familiares. Separe as cartas e vamos para a diversão. Veja alguns jogos que separamos para você:

Detetive:
Coloque os jogadores em círculo, pode ser em volta de uma mesa bem grande. Quanto mais pessoas, mais divertido fica o jogo. Separe as cartas de acordo com a quantidade de jogadores. Identifique as cartas que serão o Detetive (Rei de Copas), Assassino (Às de Copas) e as demais pessoas, que serão as vítimas, recebem cartas comuns de 1 a 10. O objetivo do assassino é “matar” a maior quantidade de vítimas sem ser descoberto pelo detetive. Para “matar” o jogador, o assassino deve dar uma leve piscadela de olho. Assim que a vítima perceber o movimento ela deve mostrar sua carta e dizer: “morri”. O objetivo do detetive é parar o assassino o mais rápido possível, por isso ele precisa estar atento a todos os movimentos do jogo. Assim que ele descobrir o assassino deve dar voz de prisão. O jogo acaba de duas formas. A primeira: se o assassino matar todos os jogadores sem ser descoberto pelo detetive. A segunda: o detetive identifica o assassino e lhe dá voz de prisão.

Dorminhoco:
O jogo é simples. Separa-se de um baralho normal, uma trinca de cartas do mesmo naipe para cada jogador. Ou seja, se forem 4 os jogadores, separa-se 4 trincas. Se forem 5, cinco trincas, e assim por diante. Deve-se separar também um coringa. As cartas são embaralhadas e distribuídas entre os jogadores, sendo que um ficará com 4 cartas e iniciará o jogo. Este jogador escolhe uma de suas cartas e passa a mesma para o jogador a sua esquerda. O jogo prossegue, sempre com um jogador passando uma carta para o jogador seguinte. Quem receber o coringa passado pelo jogador anterior, deve ficar com ele por uma rodada, devendo passar outra carta. Quando um jogador formar uma trinca, ou seja, ficar com três cartas iguais na mão, deve baixá-las, mas com os valores para baixo, de maneira discreta. Os demais jogadores devem fazer o mesmo. O último a baixar suas cartas será o “Dorminhoco”. O objetivo o jogo, portanto, não é formar a trinca mas não ser o último a baixar as suas cartas. Atenção para não baixar suas cartas “sem querer” e confundir os demais jogadores! Assim, mais importante que ficar olhando suas cartas, é ficar olhando a mão dos adversários! Se alguém abaixar seu jogo, deve-se fazer o mesmo, a fim de não ser o “Dorminhoco”.

Rouba-Montes
O objetivo do jogo é acumular o maior número de cartas, formando um grande monte. Inicia-se o jogo embaralhando as cartas. Coloque 8 delas sobre a mesa com a face voltada para cima e distribua 4 cartas para cada jogador. O primeiro jogador deve verificar entre as cartas de sua mão se há alguma carta que seja igual mesmo número ou letra, a alguma das cartas que está na mesa. Se alguma carta for igual, você junta as duas cartas e separa elas iniciando seu monte. Caso o jogador não tenha nenhuma carta que seja igual às da mesa, ele deve descartar uma carta qualquer da mão e colocá-la em cima da mesa. O próximo jogador deve procurar entre as cartas da mesa e a carta de cima do monte dos adversários uma carta igual a alguma que tenha. Se tiver uma carta igual a carta do topo do monte de algum adversário, o jogador põe sua carta em cima e rouba o monte para si (Rouba o Monte). Quando algum jogador ficar sem cartas na mão, deve pegar mais 4 cartas das que sobraram. O jogo termina quando se acabarem as cartas para distribuição e ninguém mais tiver cartas igual às da mesa ou do monte de alguém. Se também acabarem ou sobrarem poucas cartas na mesa, deve-se repô-las. O vencedor do jogo é quem tiver o maior monte de cartas ao final do jogo.