Dicas

Voltar

Balão de ovo

Balão de ovo
Todos os anos, quando chega a Páscoa, surgem várias ideias de atividades de pintar as cascas ou transforma-los em coelhinhos. Desta vez, o Clubinho traz uma experiência diferente.

Você vai precisar de:
- 1 ovo
- Alfinete
- Vinagre

Antes de começar, lave bem o ovo, cuidando para não quebrar. Depois, com o alfinete – e muito cuidado novamente – faça um furinho em cada lado do ovo. Agora, assopre por um dor furinhos – adivinhe? com cuidado! – até sair todo o conteúdo do ovo.

Se precisar, dê mais uma lavadinha no ovo antes de seguir para o próximo passo, que é colocar vinagre em um copo ou vidro e deixar o ovo ali dentro por cerca de 3 dias.

Mantenha sua experiência em um lugar seguro, onde ninguém vá derrubar. De vez em quando, dê uma giradinha no ovo dentro do vinagre, para que a reação química ocorra de forma uniforme por toda a casca.

Passados os 3 dias o ovo estará mole. Tire do vinagre e lave cuidadosamente. O que restou agora é a membrana do ovo, pois o vinagre – que é composto por ácido acético – dissolveu a casa.

Para seu ovo voltar ao formato original, basta assoprar num dos furinhos que foram feitos lá no início do experimento, como se fosse um pequeno balão.