Dicas

Voltar

Armadilha para o mosquito da Dengue

Armadilha para o mosquito da Dengue
O Brasil está em alerta por causa da proliferação do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e outras doenças.

O que você está fazendo na sua casa para combater esse problema? Além de não deixar água parada em casa e denunciar vizinhos que não estejam realizando o combate ao mosquito existe uma forma de você capturar as larvas desse inseto e impedir que elas se proliferem.

Chame um adulto para ajudar você nessa tarefa e capture os mosquitos da dengue antes que eles proliferem doenças por aí!

Para construir a sua armadilha, você vai precisar de:

- Uma garrafa PET
- Lixa
- Fita isolante
- Micro tule
- Tesoura
- Comida para gato ou alpiste

O primeiro passo é cortar a garrafa PET ao meio. Lixe o interior da parte de cima da garrafa até que ele fique fosco. Depois, retire o anel da boca da garrafa e coloque um pedaço do micro tule. Use o próprio anel para prender o tecido.
Coloque a ração ou o alpiste dentro da parte inferior da garrafa. Encaixe a parte de cima da garrafa na parte inferior com o bico virado para baixo. Se necessário, corte a parte do corpo da garrafa que ficar sobrando.

Use a fita isolante em todo o bocal, de modo que as duas partes da garrafa fiquem unidas. Coloque água na sua armadilha, sem esquecer de deixar uns três dedos de área seca.

Como funciona a armadilha:
A superfície lixada da garrafa faz com que a água de dentro suba por capilaridade, o que aumenta a evaporação e atrai mais facilmente o mosquito. Na parte seca, a fêmea vai depositar seus ovos. Quando nascem as larvas, elas descem pelo bocal atrás de comida (ração ou alpiste).

Nesta fase, conseguem passar pelo tule. Mas conforme se alimentam e crescem, as pupas não podem mais atravessar o tecido e ficam presas. A armadilha deve ficar em um lugar não muito iluminado, e sempre que a água evaporar, a água deve ser reposta, pois é ela que ajuda a hidratar os ovos do mosquito.

Para reutilizar a armadilha, lave com detergente líquido, assegurando-se de que todas as larvas e pupas morreram.

Quer saber mais dicas de como combater esse mosquito? Acesse agora mesmo o Aprender Brincando especial sobre esse assunto!