Curiosidades

Voltar

Você sabe como acontece a cicatrização de um machucado?

Você sabe como acontece a cicatrização de um machucado?
Você estava jogando bola ou andando de bicicleta. Daqui a pouco, putz, caiu e apareceu aquele machucado na perna. E agora? Como esse machucado vai sarar? O nosso corpo é um mecanismo totalmente perfeito e existem várias partes dele que nos ajudam em momentos como esses como os glóbulos brancos, plaquetas e outras células que atuam na cicatrização da ferida.
O tempo que a ferida pode demorar para cicatrizar, obviamente, vai depender de alguns fatores como: a gravidade do corte, as condições de saúde da pessoa e o jeito como a ferida é tratada.

Se a ferida for superficial, como uma ralada no joelho, por exemplo, nada de sustos: apenas lave bem a região com solução fisiológica ou água corrente limpa e sabão neutro - para retirar tecidos mortos superficiais e corpos estranhos, como resíduos de asfalto, areia etc. Outra dica dos especialistas é evitar o ressecamento da ferida, o que retarda a cicatrização. Por isso, o ideal é mantê-la úmida com o uso de curativos do tipo band-aid. Quando aparecer a "casquinha" do machucado, não fique mexendo nela, o que também compromete a cicatrização que virá.