Curiosidades

Voltar

Para que serve a cauda dos animais?

Para que serve a cauda dos animais?
A cauda pode ter muitas funções e utilidades para diferentes animais. Confira alguns:

O canguru usa a cauda como apoio para andar ereto. Musculoso e comprido, o rabo do canguru também serve como mola para um coice frontal. Outch!

O macaco-aranha é pequeno (em média, 65 cm), mas sua cauda chega a 90 cm! Com ela, ele consegue agarrar objetos, comida e galhos das árvores, podendo segurar com desde uma banana até uma pequena semente.

Para a maioria dos pássaros, a cauda serve para dar estabilidade ao voo. Porém, no caso do pavão, ela foi adaptada para ajudar os machos na reprodução e atrair as fêmeas, com aquelas penas ultracoloridas, que podem chegar a até 2 m de comprimento.

Para o tamanduá-bandeira, a cauda serve para camuflá-lo à noite. Ela se curva sobre o corpo do animal, escondendo-o e protegendo-o do frio.

Já no caso do jacaré e do crocodilo, a cauda é útil na defesa e na natação. Batendo-a como uma nadadeira, algumas espécies podem até impulsionar-se num salto para fora da água! Que medo!

Em gatos, além do equilíbrio, e cachorros, o uso da cauda acabou desenvolvendo uma função social de facilitar sua comunicação corporal com os humanos.

Em animais como boi, cavalo e camelo, que têm a cauda em formato de pincel, ela serve como... papel higiênico! Isso mesmo, ela é usada para limpar e espantar as moscas. Bléeeecs! :P