Curiosidades

Voltar

O que é uma estrela cadente?

O que é uma estrela cadente?
Você já ouviu falar em estrelas cadentes? E sabe o que elas são? Será que seriam estrelas que não aguentaram o próprio peso e, de repente, caíram lá do espaço?

Entre as órbitas dos planetas, existem milhares de rochas de diverso tamanhos. De vez em quando, algumas delas colidem entre si e seus pedaços são arremessados em direção à Terra. Além disso, quando um cometa passa pela Terra, ao se aproximar do Sol, ele começa a perder parte do seu núcleo, devido ao intenso calor. Assim, os cometas deixam para trás um “tapete” de pequenas pedras – os meteoros. Então, quando um destes tipos de pedras entram em contato com a nossa atmosfera, sua massa é queimada devido a sua alta velocidade de queda — 71 quilômetros por segundo.

Quando isto acontece, nós, aqui embaixo, vemos aquela “estrela” caindo. Portanto, uma “estrela cadente” nada mais é do que um pedaço de pedra, às vezes do tamanho de um grão de arroz. Um meteoro também é uma “estrela cadente” e, quando cai e é encontrado na Terra, recebe o nome de meteorito.