Curiosidades

Voltar

Curiosidades científicas sobre a amizade

Curiosidades científicas sobre a amizade
Dia 20 de julho é comemorado no Brasil o Dia do Amigo. A amizade é um dos sentimentos que descobrimos ainda na infância. E muitas vezes, os amigos cultivados nessa época da vida nos seguirão por muitos e muitos anos, até quando formos adultos. Vamos descobrir algumas curiosidades sobre esse sentimento tão presente nas nossas vidas?

- Segundo uma pesquisa do antropólogi Robin Dunbar, nosso cérebro não dá conta de memorizar muitas relações de amizade. Ou seja, uma pessoa normal consegue ter, no máximo, 150 amisgos próximos.

- Se você não quiser morrer precisa manter contato. E isso exige tanto assim de você. Segundo pesquisa da Universidade de Notre Dame e da Pontífica Universidade Católica do Chile, se você quiser manter um amigo bem próximo, terá de ligar a ele pelo menos uma vez a cada 15 dias. E nunca, nunca deixe de retornar as ligações.

- Tudo bem se você não chegar nem perto dos 150 amigos. Só o fato de ter algum amigo já vale a pena. Muito a pena: quase 240 mil reais por ano. Segundo uma pesquisa da Universidade de Londres, esse é o preço pelo bem-estar que seus amigos trazem.

- Quando você boceja, seu amigo também faz tal coisa? Se a resposta for sim, vocês têm uma amizade verdadeira. Uma pesquisa feita pela Università di Pisa (Itália) revelou que bons amigos tendem a bocejarem juntos, pois isso demonstra uma empatia existentes entre eles.

- Qualquer amizade que ultrapassa a marca de 7 anos é mais provável que dure uma vida inteira.