Curiosidades

Voltar

Animais no Espaço

Animais no Espaço
Você já sonhou em ser um astronauta? Pois você sabia que nem só homens são mandados para o espaço em missões da Nasa e outras agências? Isso mesmo. Além de mandar seres humanos para investigar outros planetas, estrelas, satélites e tudo mais, as agências espaciais enviam animais. Já circularam pelo espaço macacos, cachorros e até sapos. Esse último, na verdade, participou da missão mesmo sem querer. O sapo intrometido foi flagrado no lançamento do Explorador de Atmosfera e Ambiente de Pó Lunar, que vai estudar a finíssima atmosfera lunar. Seu paradeiro após o episódio é desconhecido. Conheça um pouco dos animais que fizeram história em missões espaciais:

Tudo começou nos anos 1950, quando Estados Unidos e União Soviética travavam a corrida espacial, uma disputa pela liderança tecnológica e para ser o primeiro país a levar o homem à Lua – conquista atingida pelos norte-americanos em 1969.
- Cadela Laika: O primeiro passo espacial nessa trajetória foi dado com as patas da famosa cadela soviética Laika, em 1957. Única tripulante da nave Sputnik 2, ela deveria permanecer alguns dias em órbita da Terra, mas a viagem não acabou bem. Infelizmente Laika morreu ainda no lançamento vítima do superaquecimento da cabine.
- Aranha Arabela: Em 1973, ela esteve na estação espacial Skylab 3. Os cientistas queriam saber se ela poderia tecer teias no espaço – e a resposta foi sim!

- Macaca Miss Baker: Já a primeira viagem bem sucedida aconteceu em 1959. Dois macacos norte-americanos foram os primeiros a voltar com vida do espaço. Um deles morreu logo após a viagem, mas a macaquinha Miss Baker experimentou alguns anos de fama.