Cultural

Voltar

Todos os ritmos do Carnaval!

Todos os ritmos do Carnaval!
O Carnaval é o maior espetáculo da terra. O Brasil e muitos outros países do mundo comemoram essa data. Mas, realmente, é aqui no nosso país que essa festa tem uma grandiosidade maior. Até no Guinness Book, o Livro dos Recordes, a gente já foi parar por causa do Carnaval. Mas engana-se quem pensa que o samba é o único ritmo dessa festa popular. O Brasil é muito grande e claro que os ritmos de carnaval seriam muitos. No Recife e Olinda quem dita o Carnaval é o Frevo e o Maracatu. Em Salvador, a pedida é mesmo o axé e seus trios elétricos.

Originado no fim do século 19 em Recife e Olinda como uma mistura de ritmos, danças, capoeira e artesanato, o frevo se tornou patrimônio cultural da humanidade no ano passado.

Já a batida característica do maracatu, com seus enredos, fantasias pesadas e as calungas (bonecos gigantes), se concentra em Pernambuco e no Ceará. Na Bahia, o ritmo do axé é embalado pelos trios elétricos, tradição inaugurada no Carnaval de 1950, quando dois foliões (Dodo e Osmar) saíram tocando músicas em cima de um carro Ford 1929.