Cultural

Voltar

Quem tem medo do apagão?

Quem tem medo do apagão?
O Brasil é um país muito grande, com um grande número de habitantes. Por isso, nem sempre os recursos naturais dão conta de atender a todas as demandas da nossa população. Esse ano vários estados brasileiros sofreram com a falta de água e quando o verão se aproxima sempre temos o medo de um apagão no país. O apagão é quando a população gasta mais energia elétrica do que é produzida em termoelétricas, que usam a água como força-motor. Sendo assim, quando gastamos muita energia ficamos sem ela. O Brasil ainda é um país onde a energia vem quase toda de termoelétricas. Mas existem outras formas de produção de energia como o vento e o sol.

Veja algumas dicas para ajudar a economizar energia em casa:

1 - Quando não estiver usando os aparelhos fale para os seus pais o tirarem da tomada. Mesmo desligados, alguns aparelhos consomem energia elétrica.

2 - Apague as luzes quando você sair dos lugares da casa.

3 - Televisão ligada apenas se você estiver assistindo.

4 - Não demore no banho. O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da economia de energia elétrica.

5 - Nada de ficar na frente da geladeira escolhendo o que vai comer. Quando aberta, a geladeira consome muito mais energia se comparado a quando ela está fechada.

Conheça também quais são as outras formas de energia:
O sol e o vento podem ser formas de produzir energia elétrica. O vento, por exemplo, é uma das mais usadas hoje em dia e é chamada de energia eólica. Quer saber mais sobre essa forma de energia? A gente explica como ela funciona!