Cultural

Voltar

Inverno, a estação mais fria!

Inverno, a estação mais fria!
Tem gente que ama e tem gente que odeia o Inverno. Assim como todas as estações do ano, esta tem os seus apaixonados e os seus inimigos. No Brasil, o Inverno tende a ser menos intenso já que vivemos em um país tropical. O frio acaba acontecendo apenas nas regiões mais ao sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e ainda em estados montanhosos como São Paulo, onde o nível fica abaixo do mar o que diminui as temperaturas.

Vamos descobrir algumas curiosidades dessa estação tão gelada?

Por que batemos os dentes quando sentimos frio?
Quando a temperatura do nosso corpo cai, precisamos gerar calor para mantê-lo dentro da estreita faixa dos 37 graus centígrados. Fazer os músculos se contraírem e relaxarem rapidamente gera calor, e os grandes músculos das mandíbulas, que fazem os dentes baterem uns nos outros, são perfeitos para isso.

E por que produzimos tanta meleca de nariz no inverno?
A mucosidade nasal, para dar à meleca de nariz o seu devido nome, é resultado de uma batalha diária entre bactérias/vírus e o nosso sistema imunizador. Respiramos as gotículas das tosses e dos espirros de outras pessoas e elas se instalam na superfície interna do nosso nariz. Este, por sua vez, tem uma impressionante eficiência para varrer o ar dentro dele para as 'escovas' que sobressaem em suas passagens, para impedir as muitas partículas de poeira que tentam passar e ir direto para os pulmões. Quando elas passam pela superfície nasal interna, nossa primeira linha de defesa produz mucosidade - dentro da qual há substâncias químicas que recobrem os germes. A meleca são os detritos dessa batalha toda que, quando vira uma guerra - no caso de um resfriado -, leva à coceira e à irritação no nariz.