Cultural

Voltar

Esponjas marinhas são animais

Esponjas marinhas são animais
Você já ouviu falar das esponjas. Não aquelas usadas para lavar louça, mas aquelas que ficam no fundo do mar. Elas são animais – chamados de espongiários ou poríferos – que vivem em ambientes aquáticos.

Elas não possuem tecidos diferenciados e suas cores, tamanhos e formas são variáveis, de acordo com a espécie e ambiente que ocupam. As esponjas marinhas podem viver isoladas ou em colônia. Elas ficam imóveis, no fundo do mar, filtrando bactérias e outros microrganismos para se alimentar.

As colônias de esponjas marinhas funcionam como refúgio para alguns peixes e invertebrados de menor porte e também podem ser ambientes de desova para algumas espécies de peixes ou ainda, ajudar na camuflagem de alguns tipos de caranguejos.

Algumas espécies de esponjas marinhas costumavam ser usadas como esponjas de banho, sendo posteriormente substituídas por versões sintéticas.

Por possuírem uma alta capacidade filtradora, estes organismos são bioindicadores da qualidade da água, sendo bastante solicitadas em trabalhos de monitoramento ambiental.