Cultural

Voltar

A Páscoa e as religiões

A Páscoa e as religiões
Você sabe por que não comemos carne na Sexta-Feira Santa? Isso é uma tradição ligada à Igreja Católica. Saiba como cada religião comemora esta data!

Católicos – A Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo. Por esse motivo que na Sexta-Feira Santa os católicos não comem carne. O significado representa relembrar o sacrifício que Jesus passou antes de morrer. Já o Coelho e os Ovos de Chocolate representam a fertilidade e a esperança.

Evangélicos - Como todos os cristãos tradicionais, os evangélicos dão grande importância à semana chamada Santa com momentos de estudo e reflexão. Assim como os católicos, os evangélicos não comem carne na Sexta-Feira Santa.

Judeus - A Páscoa judaica (do hebraico Pessach = passagem) dura 8 dias e é marcada pelo Sêder, um banquete festivo que é dado na primeira noite da Páscoa. A celebração é cheia de ritos que são importantes para o povo judaico.

Muçulmanos – Os muçulmanos não comemoram a Páscoa, já que a data é essencialmente cristã. Mas em países como o Egito, por exemplo, eles festejam juntamente com os cristãos a festa da primavera que é junto com a Páscoa. As pessoas pintam ovos cozidos e comem, como símbolo da vida.