Blog :: Xalingo

Tchau tchau Fraldinha! Dicas de como fazer o desfralde

babies toddlers sitting on chamber pot and playing with toys
babies toddlers sitting on chamber pot and playing with toys

babies toddlers sitting on chamber pot and playing with toys

A fase do desfralde é muito importante no desenvolvimento dos pequenos. Não uma idade certa para que a criança aprenda a usar o vaso sanitário, sendo assim, não é preciso apressar as etapas. Tudo ao seu tempo. O aprendizado do desfralde é igual aos primeiros passos e a fala, depende de diversos fatores e principalmente da vontade da criança. Sendo assim, a paciência é primordial para ter sucesso nessa fase.

 

MAS, JÁ É HORA DO DESFRALDE?

 

Você verá sinais que a própria criança dará de que está pronta para deixar as fraldas. Fique atenta aos sinais!

 

SINAIS DE COMPORTAMENTO

Quando você notar que a criança está se sentindo incomodada com a fralda suja e começar a apresentar interesse pelos hábitos dos pais, como querer usar calcinha ou cueca. Está na hora de começar a introduzir o desfralde. Mas lembre, no início pode haver resistência, então tenha paciência.

 

SINAIS FÍSICOS E COGNITIVOS

Se o pequeno já fica de pé com firmeza e consegue entender os sinais corporais da hora de ir no banheiro, provavelmente ele já está pronto para o desfralde.

 

 

COMO DESFRALDAR SEU FILHO

 

Agora que você já percebeu os sinais da criança, já sabe o que colocar na lista de compras?

 

O BOM E VELHO PENICO OU UM ADAPTADOR PARA O VASO

Antes de tudo, escolha entre o penico ou o adaptador para o vaso. Mas alguns pediatras indicam o penico pelo fato da criança poder alcançar sozinha.

 

CALCINHAS E CUECAS FOFAS

Estampas que agradem os pequenos ajudam a acostumar na hora de usar as peças.

 

LIVROS DIVERTIDOS

Livros são uma boa alternativa para o aprendizado e tornar o desfralde mais tranquilo.

 

 

QUANTO TEMPO ATÉ SE VER LIVRE DAS FRALDAS?

 

Não há um tempo específico para se livrar de vez das fraldas. O pequeno vai aprender a usar o vaso sanitário por conta própria e no meio desse caminho, haverão alguns acidentes, estejam preparados. Caso a criança não esteja respondendo bem ao desfralde, volte para as fraldas e tente novamente dois ou três meses depois.

 

Fonte: Caverna do Dino

6 ComentáriosDeixe um comentário

  • Bom minha BB tá na fase do desfralde, mas mesmo ela com alguns deslizes não desistir e esperar .Ela uma vez outra faz xixi ou coco mais não uso geladas durante o dia só quando saímos e a noite pra dormi.

    • Oi Jackeliny, essa fase é assim mesmo. Aos poucos os pequenos acostumam a pedir sempre que tiverem vontade de ir ao banheiro. No final, tudo dará certo no desfralde da sua filha! 😀

  • Minha nene tem 1 ano e 8 meses, sempre avisa quando vai fazer cocô me olha e diz popo logo depois vai ao quarto para trocar a fralda…
    Agora é inverno melhor esperar uma epoca mais quente ne

    • Olá Katherin, obrigada por seu relato. Como você conhece a sua menina melhor do que ninguém, sugerimos que você aguarde um momento em que vocês duas se sintam mais confortáveis. Se tiver outras dúvidas, sugerimos que você converse com a/o pediatra.

  • Minha filha já tem 2 anos e 6 meses. Quando eu dou banho nela e visto a calcinha ela n quer vestir de jeito nenhum ,até chora. Só usa quando tá com a fralda. Toda vez quando ela faz coco eu já sei…..ela vai pro quartinho e dela é vejo ela agaixada. N sei o que faço….e a fase?

    • Olá Samilla, pode ser apenas uma fase e, daqui um tempo, ela pode se acostumar com a ideia da calcinha sem fralda. Caso você tenha mais dúvidas ou a situação de complique, sugerimos que você converse com a/o pediatra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *