Blog :: Xalingo

A pressão estética começa cedo

meninas

meninas

 

Um levantamento realizado por uma organização britânica revelou que meninas de 7 anos já sentem a pressão por um corpo perfeito. Quase 40% das meninas de 7 a 10 anos acham que “não são bonitas o suficiente”. E essa noção negativa tão precoce pode impactar fortemente na vida delas.

 

Aos 7 anos as crianças começam a ter noção de seu próprio valor e a entender quem elas são e o que se espera delas. A pesquisa feita pela organização britânica Girlguiding revelou que uma em cada quatro meninas entre 7 e 10 anos já se sente pressionada para ter um corpo perfeito, ou seja, magro.

 

Segundo psicólogos, não é comum que as crianças apresentem uma autoimagem distorcida e negativa. Em geral, a criança gosta dela mesma e é até egocentrada. Porém, de acordo com o ambiente, ela pode ir perdendo essa noção de valor em relação a si mesma. É quando ela se volta para o que os outros esperam dela e vai então tentar se enquadrar nisso.

 

Os dados da pesquisa foram coletados na Inglaterra, mas isto também acontece com as meninas em todos os lugares do mundo, basta estarem expostas à mídia. O bombardeio de imagens e da pressão pelo ideal de beleza está atingindo as meninas cada vez mais cedo.

 

Por isso, é importante que os pais lembrem de elogiar suas filhas, não apenas pela aparência mas também por todas as suas qualidades. Os pais podem, por exemplo, ressaltar como a filha é divertida, inteligente, agradável, amiga… É importante chamar a atenção das meninas para todas essas características que perduram e que importam mais do que ter um corpo e um rosto que se encaixem no padrão.

 

 

Fonte: Revista Crescer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *