Blog :: Xalingo

Quando a cólica aparece

colica

colica

 

As temidas cólicas atingem cerca de 75% dos bebês nos três primeiros meses de vida. Como não existe um remédio específico – pois elas não estão associadas a nenhuma doença, muitos pais entram em pânico ao ver seus bebês chorando sem parar.

 

As cólicas são um problema fisiológico muito comum em recém-nascidos, pois seu sistema digestivo ainda está em desenvolvimento. Elas geralmente cessam após o bebê completar 3 meses. Por isso, além de conversar com o pediatra e ter muita calma e paciência, você pode testar as dicas abaixo, até essa fase passar.

 

– Colo, massagem e carinho são fundamentais para acalmar o bebê na hora do choro.

 

– Experimente deitá-lo de bruços nos seus braços e ficar embalando.

 

– Calor e aconchego sempre ajudam, por isso, vale tentar colocar a barriguinha dele em contato com o seu abdômen.

 

– Esquente um pano com o ferro ou opte por uma bolsa de água quente para aquecer a barriguinha do bebê. Cuide para não esquentar demais e nunca encoste a superfície quente direto na pele da criança – sempre envolva em um pano.

 

– Tente trazer calma e tranquilidade para o ambiente, deixando-o mais aconchegante, à meia luz e com uma música suave e relaxante.

 

– Evite amamentar o bebê na hora da crise, pois a sucção estimula as contrações intestinais, que pode agravar as dores.

 

– Usando de óleo de bétula ou de amêndoa nas mãos, faça massagem leve com movimentos circulares na barriga do bebê. Isso aquece o local, acalma e ajuda a soltar os gases.

 

– Exercícios com as pernas também ajudam a diminuir as dores e soltar gases. Deite o bebê de costas e flexione suas perninhas sobre o adbomen.

 

 

Caso as cólicas continuem intensas, consulte o pediatra.

 

 

 

Fonte: Revista Crescer

Imagem: Colic Guru 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *