Blog :: Xalingo

Como ensinar reciclagem para as crianças

A reciclagem é uma ação importante que todo cidadão deve praticar. Quando se cria desde cedo a consciência ecológica fica ainda mais fácil levar esses ensinamentos para a vida adulta. Dessa forma, teremos uma geração mais inteligente e preocupada em preservar os nossos recursos naturais e o meio ambiente.

reciclagem

Separamos alguns passos para você ensinar a reciclagem em casa para os seus filhos!

– Coloque latas de lixo reciclável pela casa. No início, escolha as categorias básicas, como “Papel”, “Plástico”, e “Papelão”. Não faça listas muito complicadas de cada categoria ou as crianças ficarão confusas. De início, deixe que elas separem pela aparência.

– Caso seus filhos já estejam na escolinha, faça suas próprias latas de lixo e imprima imagens e desenhos que representem cada categoria, para que eles saibam onde jogar cada objeto. Com as crianças mais velhas, e com os adolescentes, o melhor é que decorem cada categoria.

– Pergunte à criança do que ela acha que cada item é feito. Ao invés de apenas jogar no lixo uma caixa de cereais, peça a ela para sentir o objeto (para ativar o tato), por exemplo, “Isto é papel ou papelão?” Deixe que ela decida qual é a lata de lixo correta.

– Estimule seu filho a usar os dois lados de um papel. O uso excessivo de canetinhas pode acabar marcando o papel do outro lado, por isso, faça com que seu filho use giz de cera e vire a folha para usar o outro lado, ao invés de pegar uma nova. Compre papel especial para aquarela, assim a tinta e a água não estragarão o outro lado. Em lojas de arte e materiais escolares, você poderá encontrar cadernos com papeis especiais para esse tipo de tinta.

– Pense em maneiras criativas de reutilizar material reciclado. Possui um hamster de estimação? Coloque o rolo de papel toalha dentro da gaiola dele. Corte os lados de uma caixa de papelão e utilize como gaveta portátil. Guarde as caixas de ovos para trabalhos de artesanato, como bibelôs ou porta-clipes. Caixas e garrafas de leite podem ser usadas para fazer alimentadores de pássaros na primavera. Bandejas de isopor de carne são ótimas para misturar tinta. Você também pode fazer uma massinha com água e amido de milho para as crianças brincarem.

– Deposite restos de comida em um recipiente fora da sua casa. Quando a criança comer uma banana ou uma laranja, peça para ela colocar as cascas em um recipiente para usar como adubo para o solo.

– Ensine às crianças quais são os itens que não reciclamos. Prepare-se para perguntas como “Por quê?”, e tente responder de maneira simples. Sempre jogue o lixo usando luvas e com cuidado, dependendo do material.

– Leve seu filho a um centro de reciclagem. Muitos lugares compram latas e outros itens recicláveis. Deixe que ele fique com o dinheiro pelo esforço, assim você motivará a criança a continuar a reciclagem sempre.

Fonte: http://pt.wikihow.com/

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *