Blog :: Xalingo

Hora de tirar as rodinhas da bicicleta

rodinhas_bicicleta

Você se lembra quando ganhou a primeira bicicleta? E quando os seus pais tiraram aquelas rodinhas que te ajudavam no equilíbrio, você lembra da sensação de liberdade? Tirar as rodinhas da bicicleta é o primeiro passo para a vida adulta. Muitos tombos acontecem depois disso, mas a gente sabe que é preciso se levantar, sacudir a poeira, tratar os machucados e seguir em frente.

Mas agora você está do outro lado e é a vez de ajudar o seu filho nessa tarefa. A primeira recomendação, com ou sem rodinhas, é ir para um local plano, numa praça ou parque onde a criança possa pedalar sob vigilância de um adulto. Na hora de tentar pedalar sem as rodinhas, a forma tradicional de ensinar a andar de bicicleta correndo ao lado da criança segurando-a, continua a ser o melhor e mais rápido método.

Deve-se segurar a criança pelo ombro e acompanhá-la a correr. Mas lembre-se: é importante que o pai nunca segure no guidão ou na bicicleta, já que seu filho terá mais dificuldade em conduzir uma bicicleta se não for ele mesmo a comandar a ação.

Outro ponto importante é a paciência. Se não rolar na primeira tentativa, não desista e incentive seu filho a tentar em um outro dia. Além disso, cuide na hora de cobrar os resultados. Comemore os pequenos resultados como se fossem enormes conquistas, isso irá incentivá-lo a continuar e não desistir.

A compra da bicicleta deve estar associada a compra de um capacete, que é essencial. Luvas e joelheiras também são importantes. Além disso, quando a criança cai e se machuca, pode ficar com medo e abandonar a bicicleta. Usar calçado fechado também é indicado, já que os chinelos podem enroscar e levar à queda.

rodinhas_bicicleta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *