Blog :: Xalingo

Entenda por que as mães gostam tanto de cheirar seus bebês

cheiro_bebe

Cheiro de bebê é uma coisa deliciosa, não é mesmo? As mamães que o digam. Não existe nada melhor do que dar aquela cheirada gostosa do nosso filhote. Mas você sabia que esse gosto da mãe pelo cheiro do filho pode ser explicado pela ciência?

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá, isso acontece porque o cheiro do filho fortalece o vínculo com a mãe e a torna mais protetora. De acordo com o estudo, ao comparar a atividade cerebral de mães com a de outras mulheres, enquanto ambas tinham de cheirar pijamas de recém-nascidos, os cientistas perceberam que as áreas ativadas eram diferentes. Nas primeiras, a reação acontecia no centro de recompensa, como ocorre após saciarmos a fome. Como tal circuito tem o objetivo de reforçar comportamentos essenciais para a nossa sobrevivência, como a alimentação, os pesquisadores concluíram que o aroma dos filhos desperta na mãe o instinto de proteção.

O olfato tem tanto importância para a formação do vínculo que, segundo o psicobiólogo, mãe e filho se reconhecem através do cheiro. E essa ‘mania’ é muito comum também no mundo animal, já que o hábito de cheirar os filhotes está presente na maioria dos mamíferos, como cães e gatos. Agora, quando alguém falar que você cheira demais seu bebê, já tem uma boa desculpa!

(Fonte: Revista Crescer)

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *