Blog :: Xalingo

Como lidar com a ansiedade pré volta às aulas?

cuidados-material-escolar-volta-as-aulas

O Carnaval acabou e logo mais as aulas das crianças iniciam. Voltar à rotina é sempre uma tarefa complicada para os pais, e claro, para a criança, que está já há alguns meses de férias. Mas é comum que semanas antes do início das aulas os pequenos comecem a demonstrar um comportamento de ansiedade que pode causar estresse em toda a família.

Mas como lidar com essa ansiedade? Afinal, a criança está curiosa para conhecer o novo professor, rever os colegas, aprender coisas novas. E se seu filho for mudar de descola então, essa ansiedade só aumenta. Claro que a expectativa e aquele “frio na barriga” é sempre legal, mas é preciso ter atenção para que isso não torne a volta às aulas um momento tenso para a criança.

Vamos a algumas dicas que podem ajudar nessas semanas que antecedem à volta as aulas!

– Oriente e supervisione o uso da agenda escolar para anotar o que precisa ser feito. A criança também pode criar uma estratégia de checklist para aprender a gerenciar o tempo.

– A família e o estudante podem fazer cartazes com horários e materiais que serão usados em cada dia da semana. Expor em locais visíveis facilita a memorização e cria o habito de conferir o que é necessário para cada dia.

– A organização da rotina vai depender muito mais da organização familiar do que do próprio estudante. Delimitar horário para dormir e acordar habitua o organismo, facilitando as atividades diárias que dependem, em grande parte, da criança estar disposta.

– É importante preparar a criança com pelo menos dois dias antes do início das aulas. Inseri-la na rotina escolar, principalmente quanto aos horários de se alimentar, dormir e acordar.

– Organize com seu filho os materiais escolares, os uniformes, veja as disciplinas, os horários e faça com que as crianças participem desses momentos para se acostumarem com o início do ano letivo.

– Se for a primeira vez da criança na escola, ou se ele iniciará em uma nova instituição de ensino, leve-o para conhecer o local e explique por que ele está indo e o que vai fazer. Faça isso antes o início das aulas, isso diminuirá o impacto no primeiro dia.

– Conte para seu filho como foi seu primeiro dia na escola, como você ficou, o que marcou, o que aconteceu.

– Se possível, marque um encontro com alguma criança que vai estudar na mesma escola, para que seu filho se sinta mais seguro e tenha uma companhia.

cuidados-material-escolar-volta-as-aulas

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *