Blog :: Xalingo

Seu filho já dorme sozinho? Não! Então aprenda como ensiná-lo

dormir_sozinho_bebês

Todos nós nascemos sem saber dormir. Precisamos aprender aos poucos e condicionar nosso corpo e nossa mente a esse momento essencial em nossas vidas. Descartados problemas como refluxo ou apneia, todas as crianças podem aprender a dormir bem a partir dos 3 meses de idade. Seu bebê ainda não dorme e tem mais do que essa idade? Veja algumas dicas de como fazer com que ele, e você, tenham uma ótima noite de sono.

dormir_sozinho_bebês

3 meses – Entre os 3 e os 5 meses a criança começa a produzir melatonina que é um hormônio secretado pela glândula pineal que regula o sono. Agora o bebê já é capaz de perceber o dia e a noite. Antes disso, pode esquecer: os bebês não têm horário e costumam dormir de três em três horas. Para começar a criar bons hábitos de sono, capriche na rotina antes de dormir: tomar banho, vestir pijama, apagar as luzes, musiquinha. Ofereça também um bichinho de pelúcia ou paninho com o qual o bebê possa passar a noite – o objeto vai deixá-lo mais seguro e ajudar a dormir de novo quando despertar antes da hora.

6 meses – Agora o bebê já está maior e é realmente capaz de aprender a dormir sozinho. Fica mais tempo acordado durante o dia, se alimenta em intervalos regulares, mas ainda é normal que acorde até duas vezes por madrugada. Caso o pediatra descarte qualquer problema de saúde, os despertares podem ser culpa de um mau hábito, como dormir mamando. A criança associa o sugar e o leite a dormir, e pode querer fazer isso a cada vez que despertar só para pegar no sono de novo. Tente seguir a rotina e colocá-la no berço ainda acordada, com seu paninho de dormir, para que adormeça sozinha. Uma luz azul suave (de 8 watts) no quarto também pode ajudá-lo a engatar o sono. Ela tem a mesma frequência das ondas que aparecem no eletroencefalograma quando estamos dormindo.

2 anos ou mais – Ele já está grandinho, mas ainda é um drama colocá-lo para dormir: se levanta, pede água, diz que quer brincar. Durante a noite, ainda costuma acordar e chamar a mamãe ou o papai. Por outro lado, ele agora já entende tudo. Você pode conversar e explicar que ele já é grande e pode dormir sozinho ou até criar incentivos como um quadro de reforço positivo. Pode ser um daqueles de ferro com ímãs diferentes. A cada noite que a criança dormir bem, ganha um ímã de estrelinha, por exemplo. Quando juntar cinco estrelinhas, ganha alguma coisa que gosta, como um passeio no parque ou um sorvete.

Fonte: Super Interessante

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *