Blog :: Xalingo

Quer tirar a fralda do seu filho? Confira algumas dicas que irão te ajudar na tarefa

fraldas_desfralde

O verão é a estação preferida para as mamães iniciarem o desfralde de seus bebês. Por ser uma estação quente, com clima agradável fica mais fácil educar a criança a pedir para fazer xixi e caso algum acidente aconteça não é necessário lavar muitas roupas, como acontece no inverno. Além disso, no verão a criança usa menos roupa o que ajuda na tarefa da retirada das fraldas.

Nós separamos algumas dicas que irão ajudar você a tirar a fralda do seu filho sem grandes traumas e preocupações.

– Os especialistas não recomendam a retirada das fraldas com menos de 2 anos de idade. É que antes dessa idade a criança não tem a maturidade necessária para a retirada das fraldas. Se a retirada for feita no momento errado pode gerar traumas na criança e dificultar ainda mais o processo.

– O bebê sai da fase oral após o segundo ano de vida. É aí que inicia-se a retirada das fraldas. É nesse momento em que a criança se dá conta que produz xixi e cocô. Com 2 anos e meio a criança já emite sinais mais claros dessa consciência.

– A observação da criança é muito importante. Repare se seu filho se queixa quando está com a fralda suja e se avisa que vai fazer necessidades. Algumas se escondem em um canto da casa e se abaixam quando querem fazer cocô, mostrando que têm consciência de suas eliminações e estão prontas para começar o desfralde.

– A retirada deve acontecer durante o dia em um período tranquilo da vida da criança. Deixe seu filho de cueca ou de calcinha e com roupas leves, para facilitar. Explique que ele deve avisar quando quiser usar o banheiro e esteja presente. Use um penico ou redutor de assento com apoio para os pés (isso favorece a prensa abdominal, posição que estimula a evacuação). Comemore quando a criança avisar a tempo de usar o banheiro, mas, se escapar, não brigue. Apenas diga que acontece e que, da próxima vez, ela deve avisar um pouco antes.

– Ficar de olho na rotina da criança é importante. Muitas vezes, ver irmãos e primos mais velhos usando o banheiro é um estímulo para a criança, que deseja copiar os maiores e entende o processo como natural. A escola, com o exemplo dos outros alunos, também ajuda nessa questão.

– Quando perceber que o processo está estabilizado e seu filho já controla bem o xixi e o cocô durante o dia, parta para o desfralde noturno. Mas não se assuste se demorar mais – os médicos dizem que é normal e a fralda da noite pode ser necessária para algumas crianças até os 4 ou 5 anos.

– Diminua a ingestão de líquido do seu filho durante a noite.  E importante: diariamente, antes de colocá-lo na cama, diga para fazer xixi. Nas primeiras madrugadas, o ideal é levá-lo a cada duas horas ao banheiro e tente descobrir em que horário, aproximadamente, ele costuma urinar. Então, procure acordar toda noite nesse horário para colocá-lo no vaso e, mais para frente, ensiná-lo a ir sozinho quando precisar.

fraldas_desfralde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *