Blog :: Xalingo

Como organizar uma Festa do Pijama para a criançada

Cheerful girls singing into hairbrushes at slumber party

As férias chegaram e agora seus filhos estarão em casa todo o dia sem os compromissos de escola e outras atividades extra-curriculares. O que fazer para entreter essa criançada durante esse período? Normalmente a família sai alguns dias de férias, algumas crianças passam um tempo com os avós ou tios em cidades vizinhas, mas a maior parte do tempo ele estará em casa e nada de deixar seu filho apenas na frente do computador ou da TV.

Que tal chamar os amigos e fazer uma Festa do Pijama? Esse tipo de festa vem se tornando cada vez mais popular entre as crianças, principalmente naqueles que estão entrando na pré-adolescência. É uma forma de dormir fora de casa com o conhecimento dos pais, em um lugar seguro e com a supervisão de um adulto, mas ao mesmo tempo com privacidade para poderem brincar e conversar sem problemas.

Organizar esse tipo de festa não é difícil, só exige um pouco de imaginação e você ainda pode contar com a ajuda do seu filho para deixar tudo perfeito para receber os amigos. Ele vai adorar ajudar.

Diversão: Não podem faltar brincadeiras na Festa do Pijama. Separe jogos, pesquise na Internet algumas atividades que eles podem fazer (aqui no blog mesmo tem várias).

Acomodação: Separe um lugar onde todas as crianças poderão ficar de forma confortável. De 3 a 4 crianças dormindo no mesmo quarto considera-se uma quantidade OK, mas para um número maior de visitantes, vale pedir que cada um traga seu saco de dormir ou colchãozinho.

Comidinhas: A Festa precisa ter comida. Mas não pense que você vai ficar o tempo todo na cozinha preparando tudo. As crianças vão adorar ajudar e fazer o próprio lanche. Prepare algo leve que elas possam auxiliar.

Lembranças: Aposte nas fotos para ficar de recordação desse momento. Depois você pode revelar as fotos e entregar para a criançada. Você ainda pode apostar em trabalhos manuais para decorarem pantufas ou nécessaires –  podem, inclusive, virar lembrancinha da festa -, uma seção de maquiagem para as meninas (com um cantinho de esmaltes coloridos e acessórios de cabelo) e também jogos em grupo.

O dia seguinte: Prepare para o dia seguinte um café da manhã bem gostoso e reforçado, com pães, bolos, frutas, queijo e achocolatado. Essa é uma ótima atividade de encerramento da festa do pijama, um pouco antes de os pais buscarem os filhos.

Convite: Informe os pais através de um convite a data da festa, o que a criança deverá levar no dia e que hora ela estará disponível para a família vir buscar. A lista de coisas que a criança deve trazer pode contar além de pijama, é claro, itens de higiene pessoal, uma troca de roupa e um bichinho de pelúcia ou brinquedo favorito, para que a criança tenha alguma referência de casa. Anote seus contatos e peça também que os pais mandem na mochila seus nomes e celulares, no caso de imprevistos ou emergências.

Imprevistos: É normal que alguma criança peça para voltar para casa durante à noite. Mas não se desespere! Muitas vezes trata-se de um pedido momentâneo e uma boa dica é tentar acalmá-la com uma leitura por exemplo. Mas se ainda assim a criança não estiver confortável, não hesite em contatar os pais para que eles decidam o que fazer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *