Blog :: Xalingo

Você sabia que um bebê já aprende a falar ainda no útero da mãe?

Father playing with baby boy (2-5 months)

A ciência descobriu recentemente que os bebês aprendem a falar ainda dentro da barriga da mãe. É lá, no útero materno, que a criança ouve tudo o que está à sua volta e começa a criar o seu próprio vocabulário.

Logo após o parto, a criança já consegue identificar o idioma e até o sotaque da mãe. E depois do choro, essa supereficiente arma da linguagem, os pais ganham um presente: o primeiro sorriso. Essa é uma habilidade inata, afinal, bebês que nascem cegos também sorriem. E acredite se quiser: quando eles começam a rir, podem gargalhar mais de 200 vezes por dia.

Cientistas do Laboratório Birkbeck, em Londres, estão constatando que, mesmo antes de falar, os bebês já entendem mais do que muita gente imagina. Com uma tecnologia que rastreia o movimento dos olhos para observar as reações a rostos e emoções. E exames para estudar as ondas do cérebro de quem está aprendendo a falar.

Os pesquisadores estão cada vez mais espantados com as habilidades ocultas dos bebês. Nós adultos sabemos identificar cerca de 45 sons diferentes que formam o primeiro idioma.

Pois saiba que aos seis meses, os bebês já conseguem decifrar as sutis diferenças entre os 150 sons que formam todos os idiomas do mundo. Ou seja, eles nascem aptos a falar qualquer língua. E começam esse aprendizado não pelo som, mas pelo formato. O formato da nossa boca ao falar cada palavra é cuidadosamente imitado.

O treinamento começa com aquela linguagem secreta dos bebês, quando eles brincam de conversar. Os estudos garantem que esse bate-papo significa muito para formação da linguagem da criança.

Father playing with baby boy (2-5 months)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *