Blog :: Xalingo

Carnaval também pode ser aprendizado

carn-

O Carnaval é uma das comemorações mais festivas não só do Brasil, mas de todo o mundo. Mas nem tudo precisa ser farra! Algumas escolas de educação infantil da Zona Oeste da cidade mais carnavalesca do mundo têm aproveitado o tema para ensinar até matemática!

Na Creche Escola Mundo da Criança, no Rio de Janeiro, as crianças aprendem música com chocalho, reco-reco e agogô no projeto “Abre-alas que eu quero passar: um passeio pelos diferentes ritmos do Carnaval.

De acordo com o jornalista Bruno Cunha, o interesse pelo Carnaval começa na sala de aula, onde os professores apresentam aos alunos “um desfile pedagógico, composto pela história da festa (…), as suas características, marchinhas tradicionais e até fantasias antigas”. A partir disso, os alunos participam de oficinas onde produzem instrumentos musicais, fantasias e acessórios que serão usados no baile da escola.

A supervisora pedagógica Marilia Quinhães afirma que até a matemática entra na brincadeira, pois os professores trabalham com os pequenos os conceitos de alto e baixo, muito e pouco, além de formas geométricas, como o losango, presente na roupa do arlequim. O projeto ainda ensina novas palavras, dentro do contexto da festividade. A diretora da escola Elsa Maria Monteiro afirma que o projeto também facilita a socialização da criança.

Já no Colégio e Curso Pensi, as aulas de história são ministradas pelo professor e ritmista da Caprichosos de Pilares, que também ensina no ritmo do samba, Renato Cunha. Ele conta que faz conexões com letras e livros, fazendo, também com que os alunos produzam sambas em sala de aula.

Fonte: Globo.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *