Blog :: Xalingo

Quando é hora de corrigir uma criança que fala errado?

Algumas crianças com dois anos já são tagarelas e falam tudo. Ainda assim, algumas palavras podem não se pronunciadas corretamente.As crianças podem usar termos que não tenham absolutamente nada a ver com o que elas querem dizer, como chamar o “bianjo” para se referir a um ônibus. Nesse caso é preciso ter paciência para entender o que ela quer dizer, pedindo que te mostrei, que faça gestos. Outra coisa comum é tocar as silabas de ordem, dizendo “manica” ao invés de falar maquina. Nesse caso, geralmente é possível entender do que se trata, ainda assim, é importante falar para a criança que ela está trocando as silabas.

Na hora de corrigir, pronunciar as palavras calmamente. Se for preciso, fale sílaba por sílaba com ela, e depois a palavra toda.

Outra coisa que não ajuda a fazer a criança a aprender falar corretamente, é pais, dindos e as pessoas com quem ela convive, falarem errado com ela. Procure sempre falar corretamente, sem inventar muitas coisas. Fale as palavras usando os “erres” corretamente, por exemplo, mesmo que ela ainda consiga pronunciá-los, precisa saber como a palavra deve ser dita.

Fique atento as pronuncias, em alguns casos, pode ser algum problema fonoaudiologico. Então o que a criança precisa é de acompanhamento profissional, apenas correção materna ou docente não vai resolver o problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *